Pesquisar neste blog

No mundo

setembro 28, 2010

São pessoas...


Existem pessoas e "pessoas". Pessoas que te fazem ser o que é, pessoas que nutrem sentimentos, são verdadeiras e ainda que tenham defeitos e mazelas, pessoas reais, à prova de toque, pessoas que simplesmente existem, dialogam, mostram-se, são...pessoas! Cidadãos, amigos, parentes, colegas, pessoas que parimos, que discipulamos com nossas ideologias e somos também aprendizes delas. Pessoas que entram em nossas vidas e não saem mais, pessoas que saem e nunca mais entram, pessoas que jamais entrarão, ficam apenas na porta à espreita...são "personas non grata".
Existem pessoas que mexem com nossa estrutura, animam nosso interior, desanimam ou até mesmo abalam nosso físico e nossa psiquê. Tiram-nos do sério, fazem-nos dizer absurdos, pensar loucamente, como se despertassem em nós sentimentos oclusos, palavreado forte, pessoas frias, calculistas, mentirosas e farsantes; pessoas que escondem-se atrás de si mesmos e que ainda assim talvez despertam ternura...(?)
Medíocres, demagogas e sedutoras, vivem de palavras e doces pensamentos, sempe em um mesmo nivel de raciocínio lógico e coerente. Não descem do salto, não rodam a baiana, não quebram os canecos, não armam barracos, não xingam, não pertubam, não falam nem um palavrãozinho sequer, não amam mas também não odeiam, não choram mas também não dão boas gargalhadas...sempre assim...lineares...densas...tensas...sem ofensas...
Porque esse discurso sobre pessoas? Porque já convivi e convivo diariamente com pessoas e tenho chegado à conclusão que devo ser um extra-terrestre, pois sou o oposto de cada tipo que aqui relatei: Muitas vezes entro na vida das pessoas e saio sem fazer diferença, ou saio causando um grande impacto, sou simpática, mas também posso ser cruel com quem antipatizo, posso ser uma persona non grata, se assim acharem por bem, mas sei ensinar, sei aprender, sei amar, não quero jamais odiar, desço o barraco quando necessário, quebro os canecos, chuto o pau da barraca, sou fria, sei ser insensível e falo boas verdades, assim como não gosto de ouvir, mas acabo "digerindo "o que sei que mereço ouvir. Sou também nobre e perdoadora, assim como peço muitas vezes perdão e não tão nobremente assim ajo de forma magoadora, de corações, de pessoas,assim como muitas vezes já fui machucada. Sou forte, sou fraca, carente e dócil, apaixonante e apaixonada; talvez amada e quem sabe invejada, ou odiada...sou assim, apenas uma pessoa, mais um grito na multidão, mais um alguém , com traços talvez mais marcantes e verdadeiros de quem muito já teve oportunidades de lidar com pessoas...e acreditem: ainda que pareçam torpes, rudes ou ridicularmente mesquinhas e sem sal, ou ainda que sejam dadivosas e com maestria saibam encantar e marcar presença...não são monstros nem deuses, são apenas...pessoas, pessoinhas, pessoas...

4 comentários:

  1. Infelizmente, Elayne, inúmeras vezes julgam-se as pessoas umas, por as outras.
    Os padrões de avaliação, usados são os mesmos para todas, quando é sabido, que entre os bilhões de pessoas existentes não existem duas iguais.
    Quanta vezes recusamos a um indivíduo a possibilidade de se mostrar? De mostrar o que possa ter de aliciante. Quantas vezes acabamos por descobrir, que delícia são certas pessoas, que pomos de parte à partida? Quantas vezes rejeitamos pessoas, porque elas aparentam nada ter de isteresse, para nós e, afinal, têm a maior parte do que procuramos, a vida toda, sem hesito.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Terminei o meu comentário anterior, escrevendo a palavra "hesito". Lá queria ter escrito "exito", pelo que peço desculpa.
    Albano

    ResponderExcluir
  3. "Venha-me quente ou venha-me frio. Se vier morno eu te vomito". Não me lembro de onde tirei isso , mas é uma postura diante das dualidades e polaridades nas nossas idiossincrasias.

    Há também uma récita numa música gravada pela BetHânia que eu adoro:

    "Eu quero quer sempre aquilo com quem eu simpatizo,
    e eu torno-me sempre, mais cedo ou mais tarde aquilo com quem eu simpatizo.
    E eu simpatizo com tudo.
    São-me simpáticos os homens superiores porque são superiores,
    e são-me simpáticos os homens inferiores porque são superiores tanto,
    porque ser inferior é diferente de ser superior,
    e isso é uma superioridade a certos momentos de visão.
    Eu simpatizo com alguns homens pelas suas qualidades de caráter
    com outros eu simpatizo pela falta dessas mesmas qualidades
    e com outros ainda eu simpatizo por simpatizar com eles
    porque eu sou rei, absoluto na minha simpatia
    basta que ela exista para que eu tenha razão de ser!"

    Abraço grande. Paz e bem.

    P.S: Não esqueci do dueto. A qualquer momento eu mando, viu?rsrs.

    ResponderExcluir
  4. BJOS aos dois! Cacá, o que falaste é bíblico, está em Apocalipse 3:16- Deus falando aos da Igreja de Laodicéia...rsrs

    ResponderExcluir