Pesquisar neste blog

No mundo

novembro 27, 2010

PAX


Bom, como carioca que sou gostaria até de não me posicionar, mas sou também cidadã e algumas pessoas tem me perguntado como está sendo aqui no Rio. Não estendo de terrorismo, acho realmente que não é designado isso AINDA. Até porque estão concentrados em lugares específicos. Existem algumas especulações de que que algumas máfias de carros já estão "queimando" os seus propositalmente para se beneficiarem do seguro. Eu não vejo nada, não sei de nada, ainda não presenciei nada, graças a Deus, até porque moro em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, mas observo muito policiamento e tenho tentado manter minha vida normal. Se é represália dos traficantes às UPPs, não sei. Se é sensacionalismo, também não sei.Se a fallta de decoro dos governantes está se dissolvendo e estamos num periodo de transição, não sei. O fato é que já trabalhei no Hospital Getulio Vargas e aquilo sempre foi assim. Lembro quando acabei uma cirurgia e ao atravessar o janelão do Centro Cirurgico que dava para o morro da Grota(Alemão), adentrou uma bala de fuzil que por pouco não me atingiu e era "lindo" ! Ficávamos olhando da janela aqueles traçantes de .50 bailando no ar. Isso em 2003, 2004. Sempre teve, mas a única coisa que realmente me impressiona é o fato de não só o exército, BOPE, PM,PC e PF estarem atuando ...mas a marinha.Quando eu era pequena eu perguntava para o meu pai: Pai, porque que existem as forças armadas e para que servem? Ele respondia que eram forças federais que atuavam em caso de guerra ou outras circunstâncias mais graves, como terrorismo. Tipo, lembro que ele dizia: Ah! Minha filha, mas isso é muito difícil..nunca vi exército nas ruas, que dirá marinha...(até porque eu sempre achei que marinha não tivesse nada a ver com terra...rssr). Mas é isso gente, é a vida que segue. Cada um por si, Deus por todos, salve-se quem puder, só morre quem está na hora. Vou deixar uma repostagem de um poema que fiz logo no início de Recanto. Tvz agora ele soe de forma mais esperançosa, porque aqui é minha terra, meu lugar, aqui é meu chão...


MEU RIO CONTINUA LINDO!

Sou carioca,
sim senhor!
Meu caro Rio
meu fascínio
exímio e ilustre vício
meu cio
você tem brio
tem polícia!
tem astúcia
e continua solene
de boa índole

Tem "cabeça oca"
gente louca
e também mulheres,
frutas, in natura
"mulher fruta"
imatura
com seu carnaval
sua "comissão"
seu funk
é punk!!

Berço da nata
de magnata
da mídia em ação
celebração
do jingle famoso
quero continuar
poder cantar
que é meu chão
sensação
de praia, sol e mar
aportar
em teu cume, o Redentor
ver-te em esplendor
com ternura e amor
sem dor

E descer tua pedra
versejar para ti
em terra firme
olhar para cima
e como em filme
me emocionar
com Rodrigo de Freitas
"Cara de Cão"
Pão de Açucar
e nunca,
nunca mais te deixar

Porque de ti eu rio
e sorrio
dos climas,
pessoas e rimas
e de versos de julho
meu frio
e versos de fevereiro
meu calor e meus rios
de lágrimas e pelo Rio
de Janeiro
e o quero inteiro
só para mim...

uma eterna carioca patriota...

Nenhum comentário:

Postar um comentário