Pesquisar neste blog

No mundo

janeiro 21, 2012

Segredos


Concessões não significam fraqueza ou falta de personalidade. Significam maturidade, partilha, carinho e inteligência.Ah! E amor! Às vezes pensamos que o fato de estarmos sempre cedendo no relacionamento condiz com a subordinação que você está vivendo, que o seu parceiro domina a relação ou que você tem medo de perdê-lo e acaba se anulando, entre outras coisas. Na maioria das vezes nós, mulheres, sentimos que a falta de autoestima começa a prevalecer a partir do momento em que só você recua, porque isto traz um excesso de autoconfiança no outro. Entenda que é absolutamente e inversamente proporcional: quanto mais você cede, mais você se sente humilhada e mais o outro se sente "por cima".

Tudo que é contrário ao amor alimenta nosso ego, já perceberam? Se você é orgulhoso e não abre mão das suas convicções em prol da pessoa que está com você e "teoricamente vocês se amam", então você não ama! Seu ego falou mais alto. Adoro esses testes, são batata! Na verdade tudo na teoria é muito charmoso, sentimental e idílico, mas na prática é muito difícil você se anular, mas eu tenho aprendido que muitas vezes o nosso grande erro é não ter paciência, querer andar na contramão ou quem sabe ultrapassar seus próprios limites. Nada melhor como dia após dia e como um animal ruminante você dar tempo para a pessoa vivenciar solitariamente cada passo em falso ou palavras mal colocadas que porventura tenham sido dado ou ditas, respectivamente.

Fazer o outro em questão reconhecer seus próprios erros é um passo difícil, porque você tem que ter certeza que o erro foi dele. E isso requer sensibilidade, domínio próprio e a tal da concessão. É sempre assim. Na hora da briga, discussão ou seja lá o que for, quanto mais você expõe os erros alheios, maior a briga, ao passo que se você no momento reconhecer não que o erro foi seu, mas que você também é passível de erros e está em crescente e vertiginoso aprendizado sempre, se essa pessoa pode te ensinar a ser diferente, tentar mudar suas manias feias, seus rompantes desagradáveis...Bem, você vai estar "concedendo" de forma majestosa, até porque ele vai gostar de saber que você conta com ele para sua evolução, eu diria..rsrs. Vai estar sendo humilde e ao mesmo tempo vai fazer com que ele repense no que ele de fato errou ou tem feito e que te desagrada. Talvez fique constrangido, talvez não...Mas fará ele pensar, com certeza.

Não sou mestre em relacionamentos, ao contrário, sou um "estapafúrdio sentimental" que na maioria das vezes acaba aprendendo mais do que ensinando, mas percebo que ao longo do tempo tenho deixado meu rastro, algo de bom ou ruim, que seja, mas sempre ensinando algo, por menor que seja, a quem quer que seja e isso eu acho prazeroso e válido. E é bom saber que inconscientemente ou não alguém aprendeu algo diferente conosco.

...Aprendeu que as palavras tem prazo de validade e nunca se deve bater o martelo para as coisas que dizemos. "Hoje te digo isso tão veementemente que daqui há um ano ou meses já não diria o mesmo." (Quem sabe horas!rsrs)

...Aprendeu que um homem pode ser enganado pensando ser amado, porque eu não sei amar, não consigo ou não quero, mas que um mundo de possibilidades de amor eu posso trazer e forjar involuntariamente um sentimento que nunca existiu. Mas que consegue enganar até a mim mesma, imagina a ele...

...Que uma mulher pode ser misteriosa e enigmática, mas é porque não conseguiu encontrar ninguém que a decifre. Caixa de Pandora está lacrada, assim como seu coração. Mas o que habita nela não é a esperança, como na Mitologia, é o segredo da ambiguidade de sentimentos e ações: sabe ser boa, mas também má; é doce mas também ácida; inteligente e burra, carinhosa e rude, grosseira e elegante, charmosa e simples, louca e muito consciente, sexy e infantil...rídícula e engraçada, inconstante e longânima, safada e cheia de falsos pudores(ou seriam verdadeiros?) Feliz e infeliz...

...Que a liberdade da entrega independe do compromisso de ambos...Depende da confiança e vontade que isso mude. Mas se você quer ser um cubo de gelo pra sempre com aquela mesma desculpa esfarrapada de não se entregar jamais, então não reclame se for colocado no seu devido lugar-na geladeira(ou quem sabe ser mandado pra Antártida).

(continua)


Nenhum comentário:

Postar um comentário