Pesquisar neste blog

No mundo

fevereiro 25, 2011

De vanguarda? - Sobre livros


Sou mulher de vanguarda sim, em busca de novos conceitos, valores e tendências, mas também não espere de mim roupinhas de adolescente aos quinze quando na verdade tenho vinte à mais. Espere equilíbrio ou pelo menos inúmeras tentativas em adequar-me à conteporaneidade do século XXI e continuar imutável a certas opiniões minhas tanto politicamente corretas quanto nem sempre tão certinhas assim...
Meu livro favorito pode ser Fernão Capelo Gaivota, a Bíblia de King James, Casa de Pensão ou até mesmo um dos livros mais trashs que já li(com todo respeito)- A "divina " Revelação do Inferno, de Mary Baxter. Será que "tamanha revelação" tem algo realmente de divino? Sempre fui muito eclética e leio de tudo, de jornais e revistas de fofoca à panfletinhos de "Jesus te ama e eu também". Meus primeiros livros, acreditem, que li aos nove, dez anos, sei lá foram: O Sol é para todos, de Harper Lee e a coleção de Machado de Assis, José de Alencar e o Pequeno Príncipe, claro (da minha mãe) e "Eram os deuses astronautas?" e "A Divina Comédia" de Dante Alighieri, que eram do meu pai. Tinha medo daquele livro, principalmente das ilustrações.Mas isso foi alimentando meu gosto pela leitura e como meu pai era maçon ele lia muito esses livros excêntricos e eu por tabela lia também ou ouvia ele lendo pra mim, como se fossem historinhas para dormir- Acho que fiquei meio maluca por conta dessas noites "mal dormidas" digamos assim.
Ah!Hoje em dia eu não gosto de ler o livro assim, tim tim por tim tim. Faço leitura dinâmica na maioria das vezes ou leio logo o final, passo para o início, leio sinopse...horrível né? Mas é que parece sempre tudo a mesma coisa! Gosto de dicionários, atlas, auto ajuda nem pensar, tenho raiva! E ultimamente estou precisando rever e decorar e não me esquecer das novas regras ortográficas, pois só nesse texto, por exemplo, já fiquei na dúvida se tim tim tem hífem e se auto ajuda também ou agora é tudo junto, mas depois eu pesquiso ou vocês me orientem por favor.
Que mais? Pablo Neruda, José Saramago, Clarice Lispector, Olga Savari, nunca li muitos deles, mas aprecio e pelo menos alguma coisa eu tenho em casa, assim como Ferreira Goulart e Caio Fábio. (Caio Fábio?) É...um pastor e teólogo que adoro! Aliás, já li muita teologia, muito livro sobre religião e hoje basicamente a minha estante contém 70% deles: Enigma da Graça, Síndrome de Lúcifer, do Caio Fábio; Maravilhosa Graça, de Phillip Yancey; Freud x Deus...ah!! Enfim...Pra terminar quando cismo de ler algum clássico que eu não conheça eu busco e leio. Assim foi com O Código DaVinci, A Arte da Guerra, de Sun Tzu, O Príncipe de Maquiavel, Memórias do Cárcere e tantos e tantos outros. Mas para mim, de todos que eu já li o que tenho a dizer é uma coisa: o melhor de todos continua sendo a Bíblia e os seus livros Apócrifos também. Confesso que sou FASCINADA!

Um comentário: