Pesquisar neste blog

No mundo

abril 29, 2012

Torre Eiffel


"Pegar o RRB até Chatelle, trocar para a linha 1 até Palais Royal- Museum du Louvre. Após Louvre, metrô até Franklin Roosevelt e trocar para linha 9 até TROCADERO- Suba as escadas, vire e olhe para a esquerda. Nos encontramos depois no cais do Sena para pegar o Bateau Parisien"


Este foi o itinerário que a Dani nos deu e quando ela escreveu-olhar para a esquerda não imaginei o impacto, porque este é o ângulo que você avista a Torre Eiffel em sua magnitude, simplesmente deslumbrante! Após seis dias de espera, enfim conheci nossa amiga, a torre. De toda Paris dá para ver nem que seja o topinho dela, um pedacinho ou até ela toda, mas bem de longe. Mas quando vista assim, de perto e neste ângulo, é supremo. Poucas vezes tive esta sensação. Talvez no Cristo Redentor, mas arrisco dizer que foi uma coisa diferente, um sonho realizado, diria. 

Chegamos aos nossos destinos direitinho, pois somos muito disciplinadas. Só paramos para comprar um sobretudo para mim e almoçamos "baguete", claro,com uma salada de frutas muito rica, com várias frutas, mas bem sem gosto. Não tem comparação o sabor das nossas frutas, não sei explicar. Talvez eles prefiram comê-las menos maduras, não sei, mas todas as vezes que comemos saladas de frutas nos decepcionamos um pouco. Almoçamos no Louvre mesmo e compramos muitas lembrancinhas temáticas, principalmente  canetas da Monalisa, rsrsrs Bem bonitas e não muito caras. 


MONALISA: Um desespero para conseguir tirar uma foto e um leve embaraço: "Esse quadrinho pequeno que é a Monalisa?" Bem menor do que aparenta na foto, mas é indescritível a sensação. Confesso que fiquei eufórica, porque meu pai sempre amou Leonardo Da Vinci, cresci ouvindo ele falar dessa obra, sua preferida e ele não teve oportunidade de conhecê-la. 
Uma câmara blindada e um bloqueio de mais ou menos dois metros guardam  a obra prima e nos mantém afastados da bela. Ela fica no Espaço Denon, do Museum du Louvre, que ainda tem mais dois espaços: O Sully( Egípcio) e o Richelieu, que parece um outro mundo. Enorme, maravilhoso, esculturas deslumbrantes, um fenômeno! O mais bonito na minha opinião. Também tiramos fotos com esculturas famosas, como Vênus de Millo e Vitória de Samotrácia.




Richelieu

Em frente ao Louvre, na Pirâmide

Enfim, no sexto dia eu conheci nossa amiga, a Torre Eiffel

Este passeio de Bateau Parisien foi o máximo! Máximo no sentido literal, pois para mim foi uma das melhores coisas que fiz em Paris. Eu recomendo!! Toda aquela atmosfera romântica da Cidade das Luzes se funde aqui, porque você une o próprio passeio de barco, que já é romântico às músicas francesas que vão tocando durante o passeio, aquele friozinho, Rio Sena em sua totalidade, passa por todas as pontes famosas, quase todos os principais pontos turísticos são visíveis e o narrador vai apresentando, contando um pouco sobre cada um, como Notre Dame, Louvre, D'Orsay, algumas curiosidades, como o mais estreito prédio de Paris no bairro de Quartier Latin (vide foto abaixo, o mais estreitinho no meio). A vista da Torre é excelsa e avistamos um pedaço de Paris que lembra Amsterdã, com muitos barcos-casas, restaurantes-barcos também e muitos jovens, amigos ou namorados à beira do Sena fazendo piqueniques, namorando, bebendo vinho, desenhando, escrevendo. Ah!!! Uma delícia... Quando chega ao fim do passeio, mas não fim do Sena, o bateau dá uma volta, tipo 180 graus e passa para o outro lado para voltar ao cais. E lá se vai mais uns quarenta minutos de novas sensações. O total do passeio gira em torno de 1:20 min e custa 11 euros, uma bagatela. Vale muito a pena, esta é minha dica.




 Muitas fotos! Muitos flashs! E até aquele jogo de câmera que  parece que você está com a torre na sua mão, mas não postei aqui.

Fila para subir a Torre. Fomos até o topo. Definitivamente Fabíola ficou curada de todos os seus medos de elevador. Não sei dizer quantos andares, mas muita loucura você ver pessoas descendo e subindo escadas que levam ao segundo andar. Só que não é um segundo andar qualquer, é um segundo andar que deve ter uns vinte metros, sei lá. Muito alto!!Nós até pensamos em subir a pé, mas como não estávamos pagando promessa nem poderíamos depois pegar o elevador, então decidimos ir até o topo. Ficamos mais ou menos uma hora e meia na fila e pagamos 13 euros.

No bateau

À noite. Uma das minhas exigências: "Quero estar lá para vê-la acender". Este foi um dos dias mais gostosos e mais longos, porque andamos muito, comemos mal, passamos frio e calor ao mesmo tempo, porque como eu disse no tópico anterior, os museus não são climatizados ou pelo menos não estavam ligados. O Louvre estava praticamente um inferninho, de tão quente. Muito cheio, bem diferente dos filmes que nós vemos. Praticamente uma rua da Alfândega. Uma confusão de fotógrafos, turistas, filas para ver a Monalisa, fila pra comprar ticket, fila pra comer, pra ir ao toillete, não tem muitos lugares para você sentar e descansar, pois é muito grande e demora no mínimo umas três horas para você conhecê-lo, mas não detalhadamente. Se você quiser realmente ir ao Louvre e apreciar tudo com calma , tire um dia inteiro para isso, porque realmente é coisa de doido. Por isso gostei mais do Museu D'Orsay, achei bem mais agradável e confortável também.

Mas voltando ao assunto, Danielle conseguiu captar esta imagem no exato momento em que ela acendeu: 21:00hs. Espetacular! Estava bem frio, mas não choveu. Ficou perfeita esta foto, uma das minhas preferidas.Logo depois fomos comer crepe em Trocadero e voltamos de metrô automático, aqueles que não tem maquinista...rsrss Confesso que fiquei um pouco tensa, mas foi tudo maravilhoso, chegamos bem e tive um sono dos deuses. A partir do dia seguinte nossa rotina iria ficar mais light. Já com pouco dinheiro, iríamos visitar Opera, Galerias Lafayete e Madeleine.

5 comentários:

  1. Oi, Elaine! Que maravilha! Estava ansioso para ver as fotos que você havia prometido publicar. Qe lindeza, hein? Não dá para esquecer um passeio desses. Estou juntando um dinheirinho para bancar o sonho de minha filha mais nova de ir lá conhecer Paris. À época, quem sabe não sobra para eu poder ir com ela?rsrs.

    Adorei.

    Abraço cheio de saudade. paz e bem.

    PS: qualquer dia desses irei em casa de minha irmã e te ligo pra gente prosear um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Cacá! Realmente foi maravilhoso e estes resumos são só uma forma de registrar os belos momentos que vivi. Espero que possamos nos encontrar novamente sim. BJOS!!

      Excluir
  2. Você está de Alma cheia, e o seu rosto está
    tão brilhante quanto está a Torre Eiffel, iluminada,
    mais bonita, ainda, do que é habitual, Elayne.
    Beijinho,
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Albano! Vc sumiu, que saudade! Obrigada, um beijo!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir