Pesquisar neste blog

No mundo

abril 15, 2012

Domingo- Dia de Champs Élysées


Difícil dizer qual dos dias foi o melhor. Claro que tenho a minha opinião, mas quando paro e relembro, faço a escolha das fotos para as postagens, releio as anotações, penso que todos os dias foram maravilhosos, cada um com suas particularidades e belezas. Aliás, a Danielle me deu neste dia mesmo um carderninho rosa de anotações que foi muito valioso. Ela comprou numa lojinha tipo "Imaginarium" que encontramos no caminho de volta do Centre de Pompidou. Ela via que tudo eu escrevia em papéis que eu ía catando pela bolsa e me deu o presente com a seguinte recomendação: "Mas eu quero ver você escrevendo nele, hein!" "Opa", eu disse: "Você vai ver que eu vou lembrar de tudo direitinho e caso esteja alguma coisa errada você depois me corrige!" 
Então, tenho seguido uma linha assim: Eu puxo um gancho e conforme vou lembrando de acontecimentos paralelos, abro uma vírgula e comento sobre o assunto em questão. Falei desta lojinha que entramos lá pelas sete e encontramos muitos souvenirs diferentes, assim como tantas outras curiosidades que dá vontade de levar tudo! Tudo bem que praticamente fomos expulsas, pois eles são bem rigorosos quanto aos horários de fechamento das lojas. Aqui se você entra cinco minutos antes em alguma loja ou mercado, que seja, você consegue comprar, mas lá não. Na verdade tem alguns lugares que nem deixam você entrar com a alegação de que já vai fechar. Mas enfim, já estávamos no quase fim do nosso dia de Champs Elysée. 

Eu nunca vi tantas lojas famosas e caríssimas em um mesmo lugar. Tinha uma, que não me lembro o nome, mas era uma novidade em Paris e fazia-se fila para entrar. Depois se eu lembrar abro um parêntese aqui, mas é que não quero dar informação errada. Louis Vuitton, Dolce e Gabana, Prada, Gucci, Chanel, nossa! Algumas lojas tipo salão de automóveis, da Citroen, Peugeot e uma da Disney que não resistimos e entramos. Saímos de lá com duas bolsas enormes e completamente desorientadas. Sabe como é: eu tenho filhos e a Fabíola e a Dani sobrinhos, por enquanto. E só não compramos mais porque íamos à Euro Disney
 ( Disneyland Resort Paris) e sabíamos que encontraríamos um sonho de consumo por lá.


 Esse bar é minha dica . Fica em Châtelet . Super aconchegante, simpático e com comida boa. Comida espanhola em plena Paris, onde pedimos pequenas porçõezinhas e vamos degustando com sangria e "carrafe", claro. Água em Paris é servida de cortesia em garrafas tipo essas de sangria e é água da bica. Estranho, mas a água é potável e eu pelo menos, mesmo com o frio que faz de manhã ,à tardinha e à noite nesta época do ano (já com o horário de verão), sentia uma sede enorme e sempre pedia uma "carrafe". Tomava litros de água e ice tea e continuava sentindo sede e garganta seca. Eu lembro que comemos tortilhas, uma espécie de croquete de queijo e carne e uma mini paella maravilhosa. Tiramos fotos, brindamos olhando olho-no-olho (é assim!) e nos divertimos bastante neste dia. Fomos todos juntos, inclusive o marido da Dani, o Fernando, sempre muito simpático e divertido. Aliás, eles formam realmente um belo casal. Atenciosos, receptivos, felizes, tudo de bom! Felicidades sempre!
Les Piétons Tapas Bar
8, rue des Lombards Paris 4th-Chatelet
Museu Centre Georges-Pompidou 


Achei interessante este museu. Não entramos, pois estava fechado e à noite, iluminado, parece ser muito mais bonito. Na verdade disse interessante e que à noite parece ser mais bonito porque realmente não vi beleza nele. Desculpem-me os que o apreciam, mas o chafariz em frente sim, bem contemporâneo, inusitado, excêntrico, com esculturas coloridas e diferentes. Um espaço agradável, onde tiramos fotos fazendo caretas.  Pelo que a Danielle falou, a construção deste museu gerou muitas controvérsias e polêmicas entre os franceses, acostumados com o estilo arquitetônico parisiense, o que me fez sentir-me menos "culpada"...rsrs 





O Arco do Triunfo é muito belo. Fabíola subiu os 265 degraus para tirar fotos lá de cima e eu preferi ficar com a Dani lá em baixo. Aliás, a Fabíola foi acometida em Paris de uma síndrome de primata. Ela queria subir em tudo e eu junto, mas realmente no Arco eu não subi, mas nos outros lugares sim.Tudo ela perguntava: "Mas lá dá para subir?"  



Seguimos a Champs até o final (ou seu começo) e andamos até a Ponte Alexandre III. Passamos pelo Grand Palais, Petit Palais, mais fotos. Nossa primeira vista panorâmica do Sena. Fiquei deslumbrada! É romântico e grandioso. Venta bastante e dá vontade de ficar por lá. Por um momento pensei que poderia ficar horas apreciando a vista e a sensação que me trouxe estar ali, naquela ponte tão linda, naquele lugar de sonho. Eu não me cansaria... 
Ah! Esqueci de dizer que pela primeira vez experimentamos o famoso "crepe com nutella". É gostoso e é preciso ver a prática que eles tem em prepará-lo. Interessante também o cachorro-quente, feito com baguete e salsicha. E só. Eles furam a baguete e enfiam a salsicha no buraquinho. Não experimentei, mas acabamos entrando e comendo no Mc Donalds. Alguns sanduíches diferentes, mas com a mesma proposta: te engordar. Mas valeu. Um pouco mais caro- 7 euros aquele combo que aqui nós pagamos 14 reais. Aliás, em todos os lugares que comemos a pobre da Dani, sempre paciente, tinha que traduzir o cardápio pra gente. E não foram poucos os lugares, rsrsrsrsr. No final a gente já sabia que boisson era bebida e conhecíamos os doces, pelo menos. Experimentamos quase todos: ecllair, creme brullet (o que eu mais gostei), crepes, macaron (que não tem nada a ver com macarrão), goffe, pain  au chocolat. 

2 comentários: