Pesquisar neste blog

No mundo

março 19, 2013

A maçã com o filme queimado


Após ler mais uma notícia sobre "maçãs", lembrei-me de algumas coisas...E conversando com um amigo no facebook fomos discorrendo sobre um tanto de histórias, verdades,  lendas e mitos que envolvem o tal fruto proibido. Não importa se ela é verde ou vermelha, se limpa os dentes ou serve de sobremesa raspadinha para as crianças, o fato é que ela evoluiu. Hoje ela é símbolo de uma das maiores tecnologias do mundo moderno em eletrônicos, porém esta semana a pobre foi bombardeada, ultrajada e usurpada de seu maior talento: o sabor que seduz...rs 


E tudo começou assim...:




Mas ela conseguiu!

Imagem de Gilberto Cabral


Sendo assim, o mundo se corrompeu e eis que surge um homem chamado Guilherme Tell...

Guilherme de Burglen era conhecido como um especialista no manejo da besta. Na época, os imperadores lutavam pelos domínios de Uri e, para testar a lealdade do povo aos imperadores, H. Gessler, um governador austríaco tirano, pendurou num poste um chapéu com as cores da Áustria, numa praça de Altdorf. Todos que por lá passassem teriam de fazer uma vénia como prova do seu respeito. O chapéu era guardado por soldados que se certificariam que as ordens do governador fossem cumpridas.
Um dia, Guilherme e seu filho passaram pela praça e não saudaram o chapéu. Prenderam-no imeditamente e levaram-no à presença do governador que, reconhecendo-o, o fez, como castigo, disparar a besta a uma maça na cabeça do filho.
 GuilhermeTell Jr.
O filho de Guilherme foi atado a uma árvore, e a maçã foi colocada na sua cabeça. Contaram-se 50 passos. Tell carregou a besta, fez pontaria calmamente e disparou. A seta atravessou a maçã sem tocar no rapaz, o que levaria a população a aplaudir os dotes do corajoso arqueiro.

(Fonte: Wickipédia)



Mas a história mais popular é a da maçã de Newton. Se por um lado essa história seja mito, o fato é que dela surgiu uma grande oportunidade para se investigar mais sobre a Gravitação Universal. Essa história envolve muito humor e reflexão. 

 Muitas charges sugerem que a maçã bateu realmente na cabeça de Newton, quando este se encontrava num jardim, sentado por baixo de uma macieira e que seu impacto fez com que, de algum modo, ele ficasse ciente da força da gravidade.


O tempo passou... E já no século XX/XXI, eis que surge:


Que dispensa apresentações...

E sua maça, a mais gostosa dos últimos tempos...




Mas a maçã é "bicho traiçoeiro" e eis que lá vem ela nos atacar de novo, como na história da Branca de Neve e nos fazer envenenar, usando um nome que eu sempre desconfiei (Hades, em grego significa inferno) e queimando a goela e a boca das pessoas, fazendo-se passar por suco de maçã, mas no fundo era um detergente..E tudo bem que a maçã é tida como um alimento "detergente", assim como a cenoura, a cebola e a pera, mas não precisava levar isso tão a sério!






Só esperamos que os milhares de anõezinhos e marmanjinhos que adoravam esse suco não se queimem mais assim como a Ades ficou depois desse episódio lamentável. :((



*Colaborador: Marcelo Andrade

2 comentários:

  1. ...E COMO SE NÃO BASTASSE TODOS ESTES PERCALÇOS, AINDA NOS APARECE UMA LARANJA IRRITANTE QUE VIVE CHAMANDO A COITADA..."EI, MAÇÃ!" RSRS
    #Rogerio

    ResponderExcluir
  2. SERGIO NEVES - Texto criativo, didático, de suave humor,...ótimo! / (...e eu, que gosto tanto de maçã!...) / Meu carinho Elayne. / (...eu até acho que o meu sumiço não é tanto assim, se prestar bem atenção ele está constantemente presente).

    ResponderExcluir