Pesquisar neste blog

No mundo

setembro 17, 2012

-Tecnologia- Progresso Científico- Sociedade (UGF-EAD)



Sinopse: Um questionamento sobre os benefícios e avanço para a sociedade em se tratando de pesquisas e projetos que visem novas descobertas. Qual o impacto financeiro e possível interesse da sociedade em questão, principalmente a brasileira e a dos países em desenvolvimento, que não possuem altos custos livres para estes financiamentos?

 Progresso x credibilidade
Conjecturas e promessas de ministérios de planejamento e centros de pesquisas diminuem a expectativa da sociedade em relação à novas descobertas,  porém é imprescindível que se alcancem e façam-se avanços principalmente na área de medicina e ciência, posto que o investimento hoje garantirá profilaxia, desperdício e até mesmo erradicação de doenças e cura das mesmas que ainda hoje são consideradas crônicas por não terem uma estimativa de descoberta de vacinas ou da cura mesmo em si.
Paralelo a isso estão outros tipos de pesquisas que mediante uma infinidade de outros interesses da sociedade, tornam-se desnecessárias ou abusivas.Há um paradoxo  em países em desenvolvimento,que pedem empréstimos para realizar tais proezas, porém a sociedade em questão destes  mesmos países não entendem o porquê  dos gastos nesses projetos, quando na verdade falta saúde e educação ao povo.
Potências Mundiais e status
Por outro lado estão as potências internacionais que investem seu capital nessas pesquisas e sendo assim, em muitos dos casos conseguem uma evolução em alguma área,no que poderiam usar o capital em outras demandas. Usam a competividade, assim como o desenfreio monetário para que estas continuem sendo as sociedades dominantes.
Lembrando que até um ou dois séculos atrás tudo era muito diferente, mas que homens conseguiram evoluir sem custas e no firme propósito de garantirem à sociedade saúde básica, através de progressos nas medicações, vacinas, descobertas de doenças e erradicação, tecnologia “saudável” e meios de comunicação abrangentes e de reais valias.
O Futuro do Mundo
Hoje a nossa principal meta é a sustentabilidade e o meio ambiente. Quem sabe haja uma educação em massa e divulgação para que possamos caminhar para um largo e efetivo avanço em métodos simples, porém satisfatórios, que são a conscientização e disponibilização de verbas para que sejam efetuados os devidos e realmente necessários avanços nesta área, para que no futuro, nada disso seja em vão...Ou seja, nosso mundo “evoluído”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário