Pesquisar neste blog

No mundo

setembro 07, 2010

Quero ser Davi


Será que ainda sou como ele, uma mulher segundo o coração de Deus?
Ou será que me perdi, mutilei-me, deixei em segundo plano o que Deus quis me dar?
Sempre apreciei tanto a história desse "cara" que até hoje é venerado pelos seus, aclamado como o maior rei que Israel já teve um dia. Não sou judia, sou cristã e como boa cristã presbiteriana tenho fascinação por elementos judaicos, pelo universo israelita, com sua ritualística, cultura e história.
Esse camarada era o menor de todos os seus irmãos, era um pequeno pastorzinho de ovelhas, era ruivinho e sabia tocar muito bem. A maioria dos salmos são composições dele.Ele foi escolhido por Deus através de Samuel, o profeta, a ser o novo rei de Israel, a fim de ficar no lugar de Saul, que a princípio fora um rei razoavel, mas que se perdera em seus egoísmos, vaidade e ganância.
E sendo assim tornou-se rei. Um rei justo, adorado, teve muitos filhos mas cometeu um pecado gravíssimo. Ele conspirou contra seu próprio amigo. Logo ele, que apesar de ter sido o rei mais rico da Terra ainda assim declarava-se que sem Deus ele era o mais miserável dos homens!..
'As vezes as pessoas acham que os "heróis bíblicos" são santos porque não pecaram. Todos pecaram, mas a diferença é que sabiam reconhecer suas fraquezas. Quero ser assim, quero ser livre, sei que vou errar, mas que eu possa ter a sabedoria de me redimir, de tentar consertar o que as vezes até achamos que não tem mais jeito.
Davi olhou par BateSeba, mulher de seu amigo Urias. Olhou-a nua, banhando-se em seu terraço, admirou-a, desejou-a e tal foi sua arrogância mandou chamar um dos seus e buscá-la, enquanto tramava a morte de seu amigo para ficar com sua mulher. Foi feito. BateSeba engravidou e tornou-se mulher de Davi, que assassinara seu marido.
Passado um tempo veio o profeta Natã e disse-lhe: Caro Rei, se por acaso tivesses uma ovelhinmha só e viesse alguém e a roubasse e ainda por cima matasse seu dono, visto que o assassino possuía muitas posses e era abastado. O que faria? Ah!!- disse ele, traga-me esse louco aqui, esse insano pecador que agora mesmo vai ser punido! Ficou indignado e Natã apenas olhou para ele e disse: Pois então, esse assassino é o senhor.
Quando Davi tomou consciência do que ele tinha feito aí sim, rasgou suas vestes, se arrependeu amargamente e clamou perdão a Deus, sofreu todas as consequencias do seu pecado: seu filho com BateSeba morreu, houve incesto em sua família, mortes e ele não viveu para construir o Templo, seu maior desafio e desejo, deixou para seu filho Salomão a missão.
Quando erramos podemos até tentar consertar as coisas, mas as consequencias são geradas. Mas porque eu gostaria de ser Davi? Sei que a graça é para todos, mas Davi é considerado o homem segundo o coração de Deus, ou seja, o tipo de homem que Deus verdadeiramente aprecia, não abomina: ele era justo, obediente e tinha temor, não deixou que o reinado e a sua fortuna abalassem a sua fé. E muitas das vezes ao vivermos uma pequena decepção ou desilução, viramos as costas para Deus, amaldiçoamos Deus, somos ingratos. Quero ser Davi no relacionamento dele com Deus e no que ele acreditava ser para Deus. Em um momento de desespero, quando ele cai em si que havia conspirado, matado e adulterado ele compõe um dos salmos que considero o mais lindo!

10 Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!
11 Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito.
12 Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.
13 Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti.
14 Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação!
15 Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!
16 Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti.
17 Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.

Salmo 51:10-17
E Deus perdoou a Davi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário