Pesquisar neste blog

No mundo

setembro 02, 2010

Artigo sobre Reino Literal de Cristo na Terra? O que é isto?




Dentro da Teologia existe um ramo específico que aborda vários questionamentos e exaustivamente todas as suas possibilidades e conjecturas, verdades bíblicas e históricas, como Eclesiologia (estudo da Igreja ), Cristologia( Cristo), Soteriologia( Salvação), Escatologia(fim dos tempos)entre outros, como homem, pecado , Deus e anjos. Este ramo e disciplina chama-se Teologia Sistemática e você passa os quatro anos de seminário estudando isto.
Dentro da Escatologia (escatos=fim das coisas-grego) existem vários temas a serem estudados, dentre os quais eu destaco :O Milênio e o Reino de Jesus Cristo na Terra. É bíblico e foi tema de minha monografia, visto que acho surpreendemente fascinante esta possibilidade: Este reino seria literal? Ele reinaria de forma física ou sua monarquia seria (ou já o é) de natureza espiritual? Hermenêuticamente falando existe um guia para interpretação bíblica a ser seguido que abrange tanto a gramática quanto o contexto literário em questão. Temos também as outras linhas teológicas, como o amilenismo que discorda do tema e possuem TAMBÉM respaldo bíblico. Eles crêem que Cristo já reina entre nós e que este reino manifestou-se através da cruz, sendo assim já estaríamos no milênio. Na época eu era fundamentalista e arminianista convicta, hoje já não sei mais. Talvez uma calvinista “moderada”, digamos assim.
Mas o meu objetivo aqui não é falar de teologia, e sim de conjecturar um novo reino físico e literal de Cristo na Terra, dinâmico e que (acreditem) é pregado nas igrejas mais fundamentalistas. Tentarei ser breve para que não fique exaustivo, confesso que esse texto talvez agrade muito mais aos meus irmãos da “fé”.
Seria mais ou menos assim:
Em Apocalipse é relatada uma batalha que será travada entre a Besta, o falso profeta e Cristo e sua Igreja. Este lugar chama-se Armagedom( em grego) e Monte Megido(Em hebraico).É claro que Cristo e a Igreja seriam vitoriosos e estabeleceriam aqui um novo céu e uma nova terra, agora governado por Ele e Sua igreja. Ele agora então tomaria posse do seu Reino físico, já que durante alguns milênios exercera essa função de forma espiritual e em sua vinda terrena fora rejeitado pelo seu povo que esperava exatamente isto: um Rei !
Talvez o regime governamental fosse também exercido em parceria com aqueles que tiveram seus “galardões”, tenham sido verdadeiros homens de Deus, assim como profetas, discípulos e ...(seu povo santo?). Diz a Bíblia: “Sacerdócio real, nação santa, povo escolhido”- visto que hoje, 2010, é pregado que existem Potestades e principados demoníacos que “regem” nações, estados e até ...(bairros?). Assim como miríades de anjos que lutam em defesa dos seus, (apenas?).
Mas enfim, o fato é este, que ontem à noite andei pensando, assistindo ao horário da propaganda eleitoral e pensei:
“Poxa vida...! Se é verdade mesmo que Cristo voltará e se Ele voltasse hoje já deve saber que talvez Ele passaria por maus bocados novamente. Acredito que ele teria muitos discípulos à sua espera, inclusive eu...(?),teria muito o que pregar novamente, porque acho que considerando o que vemos no mundo hoje as pessoas não assimilaram nem absorveram muito bem seus princípios e ensinamentos. Teria que fazer muitos milagres e hoje então não só milagres físicos e espirituais, mas materiais também, pois as pessoas só têm acreditado em Deus quando ganham suas casas e carros do ano nas diversas “campanhas “ que fazem exaustivamente nas igrejas “prósperas”.
Os seus partidários teriam dificuldades em arrebanhar “eleitores” de Cristo, pois hoje não se pensa num bem estar global, não se pensa em “salvar a natureza”, nada disso. Isso é demagogia, talvez 1% apenas ou nem isso. Importa é que pensem em terem seus próprios interesses difundidos e seus egos alimentados. Cristo teria que enfrentar “novos fariseus” do poder, seria preso político, com certeza. Não acredito que seus discípulos dessem a vida por Ele. Ahahahahah! Se Pedro o negou três vezes e Tomé nem acreditou quando o viu! O que dirá de nós, principalmente os “santarrões”, que vivem pregando o nome de Cristo, mas é tão fácil na teoria, não é mesmo?
Minhas sinceras desculpas aos que preferem viver de ilusões espirituais e cristãs e não quero ser pessimista e trágica, mas sinceramente acho que no contexto de hoje talvez Cristo fosse fuzilado ou levado por traficantes e jogado no “microondas”. Talvez quem sabe morto por seus próprios discípulos que com certeza não creriam, achariam talvez fosse um novo “Inri Christi “ na área. E sabe então o que aconteceria? Nós não faríamos nada,continuaríamos alienados e esperando o Redentor...
“ Não espere! Faça o que Ele ensinou! É difícil? Comece então por você, depois com os seus, aí sim, depois com os outros. Não queira fazer e ensinar aos outros o que não consegue fazer a si mesmo e nem com os da sua própria casa.” E disse Jesus: Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro de teu olho, quando tens uma trave em teu próprio olho? Tu, hipócritas, primeiro arranca a trave de teu próprio olho e então veras com clareza para tirar o argueiro do olho de teu irmão.”
Eu ainda estou em mim mesma...e talvez em meus filhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário