Pesquisar neste blog

No mundo

agosto 20, 2010

Caos anatômico


Quero ser ética, mas nao me conter. E não tente entender o que se passa em mentes como a minha; férteis e talvez insanas, admito. Apenas leia o que de fato mantém meu desejo em continuar neste objetivo profissional,desejo exacerbado e intransponível prazer. Texto caótico onde minha própria anatomia grita em querer:
Cheiro de hospital, não éter,apenas cheiros e frio, salas frias e brancas,
corredores extensos,"pijamas"-verdes ou azuis, depende da Casa
Máscaras, pro-pés e toucas. Este é meu cenário perfeito.
Minha segunda casa, onde só desejo estar em sentido vertical, nunca horizontal-deixo para os que sofrerão intervenção , mas se por acaso eu precisar...bem, confio em vocês!
Vamos lá, coloca na posição então, punciona veias, entuba, durma bem nos braços de Morfeu..e também das morfinas. Corte preciso, cautério, incisões diversas, pode ser fanistil ou do xifóide ao púbis-laparotomia exploradora.
Abdome escancarado, vísceras, estômago, pâncreas e delgado, colon e duodeno, baço; "gastrecs", " pancreatecs" ou colectomias, com seus tumores e mazelas. Em outras épocas também ossos, membros amputados e calotas cranianas em minhas mãos. Ah! Que saudade daqueles tempos de estágios e plantões! Adorava um PAF!
Loucura singela em amar o que se faz, em seus caóticos universos, seja o meu ou o seu, não há diferenças.Gosto disso e dos autores da obra-prima em questão.Verdadeiro sacerdócio a Medicina é:homens eruditos dotados de maos e usados por Deus.E olho para suas maos -homens grandes ou de baixa estatura, todos de mãos delicadas.Seria acaso ou perfeição? E gosto da espontaneidade deles em cuidar e honrar quem está deitado e confiando na equipe.
Exérese em ação:eis aqui mais uma doença extirpada-tumor avançado
Paixão por luvas sujas de sangue, limpas em cubas de soro, vestes que precisam ser trocadas. Seco-as com compressas, conto-as então. Não há nenhuma na cavidade! Pode fechar!
Arrumar a casa: órgãos em devidos lugares. Fecha peritônio, sutura aponeurose, subcutâneo e pele.Extuba, chama o maqueiro, CTI, USI, parafernália de drenos, soros e afins. Paciente se foi e ele nao sabe a dimensão, agora o conhecemos bem. Nao sua índole ou psiquê, mas suas entranhas.
Até logo! Tens bela anatomia!-penso baixinho...ou oro em pensamento, quando sei que é caso grave.
Mais um dia terminou e após seis ou oito horas de cirurgia me dá
fome. Lavo minhas mãos, sigo para o estar médico, brinco com as outras enfermeiras e converso com os cirurgiões. Ligo o celular e ...
"Por favor, quero um cheeseburguer! Com bastante catchup!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário